quarta-feira, 22 de maio de 2013

PLANO DE ENSINO DO SAEDE -2013


OBJETIVOS:
Pesquisar e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a elaboração conceitual;
Orientar, assessorar, acompanhar a escola do Ensino Regular;
Articular encaminhamento para outros serviços;
Orientar a família;
Estabelecer articulações e relações com os diferentes segmentos da sociedade;
Mediar o processo de aquisição do conhecimento, adotando o método Braille;
Realizar atividades que contemplam o desenvolvimento do aluno, visando à integração no contexto social;
Envolver o aluno nas atividades extraclasse realizadas na escola;
Oferecer diferentes tipos de texto e palavras, com diferentes tipos de impressos para leitura dos alunos com baixa visão;
Oportunizar aos alunos de baixa visão, jornais, revistas, a fim de desenvolver melhor destreza e discriminação de detalhes;
Proporcionar aula passeio, explorando pontos de localização;
Identificar objetos próximos, distanciados entre si e em disposições espaciais diversas, movimentos em todos os sentidos planos – horizontal, vertical, circular e inclinado;
Favorecer melhor desempenho visual através de colagem e pinturas de cores contrastantes;
Exercitar a discriminação de detalhes através da leitura, histórias em quadrinho, montagem e ordenação de cenas;
Proporcionar atividades lúdicas que favoreçam o exercício da visão;
Aperfeiçoar a escrita, transferindo para o caderno pequenos textos e citações;
Relacionar o uso e funções dos objetos, através do reconhecimento visual, tátil do mesmo;
Explorar e descobrir ambiente em que está inserido, sala de aula e ambiente escolar;
Utilizar pontos de referência importantes para a sua orientação, organização, autonomia e independência.
Utilizar a bengala e instrumentos adaptados que protegem o corpo;
Apropriar-se das Técnicas de Orientação e Modalidade, para melhor desempenho e autonomia e independência;
Relacionar ordens conceituais as boas maneiras;
 
Utilizar adequadamente os utensílios necessários a alimentação;
Diferenciar e nomear as diferentes partes do corpo; bem como a orientação sobre sexualidade;
Desenvolver hábitos de higiene pessoal, social e mental;
Relacionar figuras e traços em relevo com objetos;
Relatar assuntos do dia a dia;
Organizar o pensamento formulando textos informativos de assuntos do cotidiano;
Diferenciar texturas: liso e áspero, duro e mole, grande e pequeno, alto e baixo, grosso e fino;
Ampliar o vocabulário através da leitura de jornais, revistas e livros;
Identificar os numerais e relacioná-los as suas referidas quantidades;
Reconhecer as cores e as formas geométricas;
Identificar os meses do ano, dias da semana e as horas;
Realizar cálculos matemáticos envolvendo as quatro operações.
Constituição familiar e a relação entre os membros;
Ilustração de textos, produção, interpretação, acentuação, pontuação, alfabeto;
Estudo ortográfico de acordo com a dificuldade dos alunos;
Aspectos físicos geográficos do Município, Estado e País;

PROPOSTAS E AÇÕES:
- Conversa informal sobre conteúdos e situações da vida diária
- Pesquisa;
- Desenhos, cartazes, figuras, painéis;
- Vídeos;
- Textos complementares e leituras relacionadas;
- Produção de textos;
- Uso de dicionário;
- Teatro e contação de história;
- Confecção do alfabeto;
- Visita de estudo;
- Experiências;
- Utilização de mapas;
- Resolução de problemas e cálculos matemáticos;
 
Calendário;
- Poesias;
- Dobraduras;
- Produzir textos através de gravuras;
- Fazer relatório sobre visitas de estudo e vídeos;
- Orientação e mobilidade;

RECURSOS:
 
HUMANOS: professor, aluno, direção, ATP e pais.
MATERIAIS: livros, revistas, jogos, folhas xerografadas.
AUDI VISUAL: DVD, CD, computadores e rádio
Máquina Braille.
Reglete, Punção.
Sorobã;
Bengala;
Lupa eletrônica;
Bola guizo, instrumentos musicais, encaixes, jogos adaptados.


AVALIAÇÃO:
 
A avaliação será processual e continua, levando em consideração as características individuais de cada aluno, observando sempre o interesse, a criatividade, a participação, a frequencia, a responsabilidade e o comportamento dentro das atividades propostas, identificando no aluno a sua capacidade de reflexão e a independência do pensamento.


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